Tomou posse nesta segunda-feira (01) o novo chefe geral da Embrapa Gado de Leite. Duarte Vilela, (foto) que já havia dirigido a instituição de
Doutor em zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa, Vilela tem vasta experiência na pesquisa agropecuária brasileira e já ocupou diversos cargos de direção no setor científico e no agronegócio. De
O anuncio da diretoria da Embrapa ocorreu no dia 22 de julho e encerrou uma espera de mais de seis meses. Junto com Vilela, concorriam ao cargo dois outros candidatos. O processo de escolha de chefe-geral de uma unidade da Embrapa é complexo. Entre os critérios que são avaliados está a capacidade técnico-científica do candidato, além da proposta de trabalho que é apresentada à presidência da Empresa.
À frente da instituição pela segunda vez, Vilela espera tornar a Embrapa Gado de Leite mas moderna, forte e competitiva. “Para alcançar este objetivo é necessário criar um modelo de pesquisa e desenvolvimento que estimule a inovação, a criatividade, a parceria e a cultura empreendedora dos pesquisadores em um ambiente adequado e desafiador”, diz.
Vilela indicou como chefes adjuntos de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação; Comunicação & Negócios e Adminiatração, respetivamente, os pesquisadores Rui da Silva Verneque, Carlos Eugênio Martins e Antonio Vander Pereira. Segundo Vilela, o que o levou a postular, pela segunda vez, o cargo é a possibilidade de realizar as mudanças necessárias para o desenvolvimento competitivo e sustentável do setor leiteiro nacional.
Fonte: Embrapa gado de leite