Manifesto à Classe Girista


Diante das proporções alcançadas pela minha atitude de convocar uma reunião dos associados da Assogir, venho apresentar as razões que me levaram a fazê-la.


Após mais de 15 anos abraçando a causa do Gir, seria incoerência de minha parte provocar cizânia entre a classe girista.


Portanto, espero acalmar os ânimos daqueles que porventura vislumbrem desentendimentos ou disputada internas, porque não há.


Ao convocar uma Assembléia, amparei-me no Código Civil Brasileiro, diploma legal que está acima do estatuto da Assogir. O Código Civil Brasileiro trouxe inovações no tocante às entidades em geral, especificamente no seu artigo 60, permissivo legal para a convocação por mim encabeçada. Esse dispositivo ainda não foi acolhido dentro do Estatuto, mãe está em vigor.


Das razões que me levaram a tomar aquela atitude:

  • Desde alguns meses, venho tentando, sem sucesso, falar com o presidente da Assogir. Tenho deixado, reiteradamente, recados com a esposa dele pedindo para que ele se comunique comigo, tudo em vão;

  • Necessito, por razões particulares, afastar-me da Diretoria da Assogir e não tenho a quem apresentar o meu pedido. Após tantos anos de dedicação, de trabalho, de companheirismo, não gostaria de simplesmente postar uma fria carta de renúncia sem falar pessoalmente com o Presidente, nosso companheiro de luta e outros amigos que ombrearam conosco nessa longa jornada. Infelizmente, como colocado, não foi possível a comunicação por razoes que desconheço;

  • Estranhamente, não tenho recebido boletas de cobrança de semestralidade e, segundo outros associados consultados, estes também não receberam;

  • Ante a impossibilidade de me comunicar com o Presidente e a iminência de uma reunião convocada pelo diretor da ABCZ, Mário Márcio, a realizar-se em 17/11/2008, na qual serão discutidos assuntos do interesse dos criadores da raça Gir, no que toca ao Gir padrão, preocupei-me com o rumo que poderá tomar o resultado de um trabalho que consumiu anos de luta pela classe girista, caso a Assogir não se faça representar.

Então resolvi utilizar-me do permissivo legal para convocar uma Assembléia Geral Extraordinária com dois objetivos: primeiro, provocar o professor Carrião para se manifestar, declarar que ainda está à frente da Assogir, que ela não está a deriva como tudo levava a crer. Esse objetivo foi alcançado. Segundo, na Assembléia Geral Extraordinária, apresentar a minha renuncia ao cargo de Diretora e conclamar os associados a prestarem irrestrito apoio ao Presidente, pois o trabalho que ele realizou e vem realizando é imprescindível para a continuidade dos projetos no tocante ao Gir.


Como é do conhecimento de todos, o professor Luis Humberto Carrião, quando Diretor da ABCZ, fez um trabalho fundamental, inteligente, quebrando barreiras, abrindo caminhos para a consolidação do que hoje se pratica em melhoramento genético.


Não há de se negar que, dos frutos que colhem hoje os criadores, muitos se devem á atuação dele (professor).


Assim, mantenho a convocação da AGE e conto com as presenças dos diretores, associados e de todos os criadores que porventura se interessem pelo desenvolvimento da raça Gir.


Espero o comparecimento do professor Luis Humberto Carrião para que assuma o seu lugar na assembléia e ratifique, ou não, as deliberações que forem tomadas.


Por fim, quere deixar muito claro que não existe, de minha parte, nem no plano pessoal nem no político, qualquer divergência.


Leda Ferreira Góes

Goiânia, 27 de outubro de 2008