Assogir em crise



Veja aqui o debate travado entre alguns membros da comunidade “Gir Padrão”, no Orkut, na Internet:



21/10/2008

Rodrigo Simões - Lapa Vermelha:

“Momento muito importante e ao mesmo tempo preocupante.
Parece-me inevitável à saída do presidente Carrião e o futuro da associação está nas mãos dos sócios e diretores.
Precisamos nos empenhar para participar ativamente nesse processo transitório a fim de garantirmos um futuro próspero para o Gir.
Vamos nos unir e trabalhar”.


22/10/2008

Rodrigo Simões - Lapa Vermelha:

“Parece que o Carrião está contestando a legitimidade da Assembléia, entrarei em contato na Assogir pra saber mais detalhes e passo pro pessoal via Blog/Comunidade; aproveito pra fazer um apelo aos criadores a participarem mais nesse assunto, temos 120 participantes na comunidade e não é possível que ninguém tem nada pra te dizer sobre um assunto tão importante pra todos nós. Vamos lá pessoal, acordem...”


22/10/2008

Gilmar Cordeiro:

“Pessoal, o Rodrigo tem razão.
Nós ficamos reclamando o ano inteiro e não tomamos as medidas certas nas horas certas.
Acho que está na hora de aproveitarmos que a atual diretoria da Assogir começou acordar, que esta inércia total na qual se encontra, só prejudica a todos, a raça, a entidade, e negociarmos com as pessoas de bom senso uma solução onde todos possam sair vitoriosos.
Acho que criar boas condições ao retorno dos sócios excluídos e dos sócios que deixaram de pagar suas anuidades por não concordar os rumos anteriormente tomados pela Associação, só trará força e representatividade a Associação para que ela possa defender nossos interesses, não só junto a ABCZ, mas também em todas as esferas da nossa seleção.
Também, deve-se tentar angariar o maior numero de novos sócios possíveis para fortalecimento da Associação.
Também, deve-se ter em mente que a NOVA ASSOGIR, venha para manter um bom relacionamento com todas as Associações afins, ou seja, ABCZ, ABCGIL, GIROLANDO e das outras raças.
PRECISAMOS DE AÇÕES POSITIVAS, PENSAR PRA FRENTE, PENSAR EM TODOS.
Essa é a minha opinião, com sinceridade”.


22/10/2008

Roberto Bolsanello:

“Gostaria que o novo presidente deveria ser o Dr. Emilio Castro ou Prof. Edmardo Naves...pessoas coerentes...que todos gostam (isso é super importante!!)...competentes e que com certeza levariam o Gir para um rumo melhor do que está. O Gilmar também é um bom nome...o que acha mestre?
Tem alguns meses que mando e-mail pra Assogir para me associar e nunca recebo resposta.. Antigamente recebi varias cartas e fichas para me inscrever, mas num tinha interesse... Agora que tenho.. Sem chances né...”


23/10/2008

Rodrigo Simões - Lapa Vermelha:

“Isso ai.
Acho que não adianta levantar toda essa poeira em vão, o ideal seria um novo grupo a frente da Assogir.
Não tenho nada contra o atual e presidente e a diretoria mas acho que é o momento de mudar, precisamos de alguém engajado no contexto da raça, de alguém que realmente respire o Gir, o Gilmar seria uma opção excelente (não sei da posição dele a respeito desse assunto).
Acho que mais importante que o presidente, é formar uma equipe atuante, unida e que esteja realmente disposta a trabalhar, a equipe fará a diferença, afinal de contas ninguém consegue fazer sozinho.
A Assogir precisa reconquistar os antigos sócios, como o próprio Gilmar disse muito bem, fazer valer a pena contribuir, que seja com retorno, um órgão atuante, sólido”.


23/10/2008

Guilherme Ricaldoni - Chácara Beira Rio:

“O mais importante neste momento em que vive a raça é de atuação, a assogir não pode ficar parada, quem entrar lá tem de estar comprometido com o Gir. Outra questão importante é dar condições favoráveis para atrair novos sócios. Precisamos alavancar o Gir, mostrar nossas qualidades ao Brasil , e uma associação em que os diretores estão comprometidos com isso, ajudaria muito”.


23/10/2008

Roberto Bolsanello:

“Se já tivessem respondido meus 83877833 e-mails

Eu já estaria sócio...
Essa diretoria já passou.. Já era...
Assogir se continuar desse jeito é melhor fechar as portas”.

24/10/2008

A. André - Crato, Ceará

“É lamentável que as coisas tenham chegado ao estágio em que se encontram. Não sei nada sobre os bastidores da ASSOGIR. Por isso, não me atrevo a dizer quem está com a razão. Como amante da raça gir, torço para que todos os problemas sejam superados e que a instituição se fortaleça ao máximo para trabalhar da melhor forma possível em prol do Gir”.


24/10/2008

Rodrigo Simões - Lapa Vermelha:

“Criamos uma enquête no Blog Gir-Po referente a este assunto.
Votem...”

24/10/2008

Rodrigo Simões - Lapa Vermelha:

“Não sabemos qual será o desfecho final dessa novela, mas em uma possível situação de se convocar novas eleições, quais seriam nomes interessantes para encabeçar novas chapas? E qual seria um modelo de composição de chapa ideal?
Sei que o Zé Neto (Fazenda Americana - ZS) está caminhando pra uma candidatura, pelo menos é o que parece.
Algum outro aspirante ao cargo?
Gilmar Cordeiro é um nome que agrada muitas pessoas, não sei qual é a posição dele o respeito... E ai Gilmar?
E a chapa?
A meu ver teria de ser uma composição com representantes em todas as regiões do Brasil, com pessoas ativas e comprometidas.
Podemos sugerir nomes também.
Agora, não sabemos se é legal novos filiados participarem desta possível eleição. Temos que estudar o estatuto”.



27/10/2008

Rodrigo Simões - Lapa Vermelha:

“To enviando um e-mail pra Assogir solicitando todas as informações sobre filiação além das mensalidades/semestralidades.
Peço que a turma vote na enquete do Blog para usarmos na Assembléia como prova da posição dos criadores perante a entidade.
Vamos lá pessoal”.


27/10/2008

Gilmar Cordeiro:

“Fico honrado em saber que alguns companheiros acreditam no nosso trabalho e na nossa capacidade para administrar a Assogir, todavia gostaria de deixar claro a todos NÃO SOU e NÃO SEREI candidato a Presidência da Assogir, por dentre outros motivos, dois que acho fundamentais:

1- O ideal é que o Presidente e o Tesoureiro morem em Uberaba ou tenham residência o mais próximo possível de Uberaba.
2- É fundamental que o Presidente da Assogir tenha uma boa situação financeira e que esta já esteja definida, estabilizada, para que este possa dedicar parte de suas atenções á Associação.
Pessoas que ainda estão fazendo sua vida financeira acontecer, como no meu caso, não tem condições para exercer o cargo.
Todavia acredito que a melhor saída para a Assogir, é o Presidente nomear uma comissão de 3 pessoas, para realizar dentro de 90 dias as seguintes tarefas:
1- Reformulação geral do Estatuto,
2- Convocar todos os criadores a se associarem.
3- Anistia aos sócios que estão em debito, para que retormem a Associação
4- Convocar a eleição de uma nova diretoria.
Tudo isto, dentro da legalidade que o Estatuto preceitua e aprovado
em Assembléia Geral Extraordinária.
Faç
o a sugestão de alguns criadores com respaldo ( e acredito com apoio de todos os giristas) para iniciar este trabalho:
1- José Sab Neto
2- Rodrigo Simões
3 - Rosimar Silva
4- João Machado Prata Junior
5- Roberto Bolsanello”


27/10/2008

Roberto Bolsanello:

“Concordo em tudo que o mestre Gilmar disse. Nada como experiência para falar o que se deva fazer na ASSOGIR.. Só uma coisa: eu sou Zé ninguém na raça ainda, mas quero me associar e dar todo apoio para a nova reestruturação da entidade... Seja nas diretorias regionais.. Ou na parte técnica. Deixo meu nome a disposição sempre para ajudar esta bela raça... Além dos nomes citados pelo Gilmar, ainda coloco mais 2..ou melhor..3: Gilmar Cordeiro, Edmardo Naves e Emílio Castro. um forte abraço e fiquei lisonjeado com o meu nome ali perto de grandes criadores”.



27/10/2008

Freddy Magalhães

“Concordo com o Gil, isso que deve ser feito para a assogir, os nomes são de grande peso para mudar o rumo dessa associação que não pode morrer...Só que Bolsa, você se esqueceu de um pequeno detalhe, pra tirar o Gil de Goiás tem que pedir autorização.
Quanto aos nomes citados concordo com o Bolsanello, incluiria nessa lista o Dr Emilio e o Edmardo Naves, e se o Gil topasse o nome dele também. Quanto ao nome do Bolsanello, eu já falei pra ele, ele ta desperdiçado mexendo com europeu em chapecó, vou mandar um e-mail pra Tortuga daqui e pedir a transferência dele”


27/10/2008

Rodrigo Simões - Lapa Vermelha:

“Não teria nome melhor que o do Gilmar para encabeçar uma chapa de renovação, mas entendo os motivos dele. E acho que o Presidente deve realmente ser alguém que esteja há não mais que 100 km da sede da Assogir, seria essencial. Agradeço o Gilmar pela confiança ao citar meu nome entre os possíveis candidatos, mas acredito que existem outros nomes mais interessantes para todo nós, de qualquer forma me disponho a colaborar no que for preciso. Acho o Dr. Emilio uma excelente opção, mas ele está um pouco longe da Assogir, seria uma administração a distancia.

O Zé Neto também seria ótimo, sem ressalvas. O Dr. Edmardo também é um nome muito interessante, conhecedor da raça e muito boa pessoa. Basta saber se algum deles está interessado e disponível. Mas de tudo isso o mais importante é construir uma chapa completa, com gente boa em todos cargos, representação em cada estado e só gente atuante”.


27/10/2008

Rodrigo Simões - Lapa Vermelha:

“Ai pessoal, vou aproveitar pra colar um depoimento de um amigo girista que não é "orkuteiro" mas colabora no Blog:

Boa noite Rodrigo,

“Como Girista, quero agradecer e parabenizar você e seus pares pela criação dêste espaço eletrônico, que é um local fundamental para discutirmos os diversos aspectos de nossa nobre raça.

Tentei por diversas vezes tornar-me sócio da ASSOGIR sem sucesso. A associação é inacessível por qualquer meio. E por não ter conseguido associar-me, pensava não ter o direito de fazer comentários a respeito da referida associação.

Porém, a reunião do dia 16 de novembro próximo será franqueada a todos os Giristas, independente de serem associados ou não. Então, acho que posso te mandar êste comentário.

Penso que a crise atual na ASSOGIR é decorrência de uma outra, acontecida em passado recente e que feriu quase de morte a pioneira das associações das raças zebuínas.

Falando da atual, é notório que os personagens envolvidos, D. Leda e Prof. Carrião, são merecedores de todo nosso respeito, admiração e gratidão pelo muito que fizeram pelo Gir, porém, não estão tendo a sensibilidade necessária para perceberem que a ASSOGIR não ficará de pé após mais uma briga interna.

Quem quiser ser presidente da ASSOGIR deverá preencher pelos menos duas exigências :

1 - Querer ser presidente,
2 - Criar Gado Gir.

O Prof. Carrião não preenche nem uma nem outra.

Rodrigo, acho que é hora dos Giristas mais novos se apresentarem, ou assistiremos o final da mais antiga Associação das Raças Zebuínas”.

Alzeir Campanai Antunes.


28/10/2008

Rodrigo Simões - Lapa Vermelha:

“Estou criando uma enquête aqui na comunidade e outra no Blog com os nomes citados aqui pela turma como potenciais candidatos, estou te incluindo, viu Gilmar? Só pra você ver como é quase unanimidade”.


28/10/2008

Rodrigo Simões - Lapa Vermelha:

“A Dona Leda confirmou sua renúncia, já garantiu que sai durante a Assembléia. Parabéns a ela por reconhecer que é o momento de mudar, que esses 12 anos que ser passaram foram suficientes para colaborar com a raça e que agora é a vez de novas pessoas. Esperamos a manifestação dos demais. Pode acontecer uma renuncia em massa, vamos contar com essa possibilidade”.


29/10/2008

Guilherme Ricaldoni - Chácara Beira Rio:

“É galera, em Uberlândia na exposição este ano, já ouvíamos rumores que algo aconteceria na assogir, e realmente estava precisando, não estou criticando a turma que está lá, mas ta na hora de mudança.
E este é o momento certo”.