Analista da Embrapa desenvolverá ações de transferência de tecnologia e inovação tecnológica em Gana


Em 2009, a Embrapa Gado de Leite terá um dos seus analistas no continente africano. O engenheiro José Luiz Bellini Leite foi convidado pela diretoria executiva da Embrapa, em Brasília, para atuar no escritório da Empresa em Acra, capital de Gana. Bellini irá reforçar equipe do escritório africano que conta com dois pesquisadores.

Instalado em 2006, o escritório da Embrapa na África trabalha em duas frentes. Uma, na área humanitária, atendendo a demandas específicas dos países africanos na área de segurança alimentar. O objetivo é transferir conhecimentos e tecnologias para aumentar a produção agrícola naquele continente, que sofre com a escassez de alimentos.

A segunda frente, onde o analista da Embrapa Gado de Leite atuará, é na área de negócios tecnológicos. “Buscaremos organizar e desenvolver as cadeias produtivas de interesse tanto dos países africanos quanto do Brasil”, diz Bellini. Um exemplo é o setor de agroenergia.

Bellini atuará dando suporte às ações da Embrapa em transferência de tecnologia e inovação tecnológica. A pecuária de leite terá uma atenção especial do analista. “O leite é um produto importante na agenda da segurança alimentar e iremos identificar oportunidades de transferir tecnologias para os países africanos”.

O Brasil possui grande conhecimento a respeito da pecuária de leite nos trópicos. Favorecer o desenvolvimento dessa atividade na África, cujo clima apresenta semelhanças ao brasileiro, pode incrementar a exportação nacional de genética bovina, máquinas e equipamentos, além da venda de serviços como consultorias e assessorias para a produção e processamento de leite.

Para Bellini, atuar na África é um grande desafio. “Fiquei muito honrado com o convite e é, para mim, um grande orgulho trabalhar na melhoria das condições de vida dos povos africanos e contribuir com a Embrapa em seu esforço para a política diplomática brasileira de expansão de relacionamento entre os países do hemisfério sul”, diz. Em outubro, Bellini fará estudos junto às unidades da Embrapa para identificar ações que poderão ser realizadas no escritório africano. Em novembro, ele passa um mês em Gana e no inicio do próximo ano se transfere em definitivo.

Rubens Neiva

Jornalista – Embrapa Gado de Leite

Tel: (32) 3249-4712 / (32) 9103-8722