WORKSHOP: “Programa Nacional de Melhoramento de Bovinos de Leite: perspectivas e desafios”

Objetivo:
Avaliar o estado da arte, discutir cenários futuros e elaborar proposta de sustentabilidade para os programas de melhoramento genético de bovinos de leite no Brasil.

Público-alvo:
Associação de Criadores
Empresas de Pesquisa
Universidades
Centrais de Inseminação Artificial

Local:
ABCZ – Associação Brasileira de Criadores, Uberaba/MG - Salão Nobre

Data:
27 e 28 de outubro de 2009
Horário:
27/10 - 14 às 17h50;
28/10 – 08h às 12h15 e 14h às 18h;

Justificativa: No século passado foram implantados no Brasil os programas nacionais de melhoramento do gado de leite com o objetivo de disponibilizar ferramenta essencial ao seu desenvolvimento: os touros geneticamente provados. À Embrapa Gado de Leite coube assumir junto às diversas Associações de Criadores e em parceria com várias instituições públicas e privadas a coordenação destes programas. Tarefa que demandou grandes esforços humanos e financeiros. Esforços que já levaram à obtenção de resultados satisfatórios para algumas raças, pois permitiram a transferência da tecnologia “touro provado” ao produtor, via sumário de touros, com repercussão positiva sobre os índices produtivos dos rebanhos leiteiros. A comercialização de sêmen nacional de touros provados para leite cresce desde então. Alguns programas estão consolidados e as avaliações genéticas para identificação de novos touros provados se dão anualmente. Outros se encontram em implantação e necessitam ainda da reunião de esforços para sua concretização. Estes programas certamente contarão com a experiência e aprendizado advindos da execução dos demais e deverão, junto a estes, se inserirem no contexto mundial de preocupação com o meio ambiente, bem-estar animal e saúde humana. Salientamos, no entanto, que apenas uma ação coordenada e integrada dos programas de melhoramento animal poderá garantir sua execução e continuidade. Faz-se necessário, portanto, otimizarmos recursos e esforços para assegurar os resultados esperados e, desta forma, a posição e participação do país no mercado mundial de produção de leite e derivados. Precisamos ressaltar também, que até o momento foi imprescindível o apoio técnico e financeiro obtido de instituições/programas de fomento ao desenvolvimento e à pesquisa: EMBRAPA, MAPA, MCT, MDA, FAO, CNPq, Fundações de Amparo à Pesquisa (Fapemig, Faperj, Fapesp e outras), Finep, Prodetab e tantos outros, como também dos Criadores, das Centrais de Inseminação e das Associações de Raças, mas que, porém, os programas precisam adquirir autonomia financeira e agilidade administrativa. Há que se buscarem mecanismos que viabilizem a sustentabilidade dos programas.

Resultados esperados:

• Identificação do grau de aceitabilidade dos atuais programas de melhoramento;
• Revisão do “modus operandi” do controle leiteiro oficial e sua supervisão;
• Avaliação da forma de participação das Centrais de Inseminação;
• Elaboração de estratégia de gestão conjunta dos recursos humanos, físicos e financeiros que dão suporte aos programas de melhoramento animal (sustentabilidade dos programas);
• Definição de novas prioridades para cada programa de melhoramento animal;
• Elaboração de estratégia de divulgação dos programas de melhoramento e dos resultados das avaliações genéticas aos produtores.

PAUTA DA REUNIÃO

Dia 27 de outubro (quarta-feira):

De 14h às 17h50:
Apresentação da metodologia (resumo da parte técnica e operacional) utilizada nos programas de melhoramento genético de bovinos leiteiros, principais avanços e restrições dos programas (tempo – 25 min p/ apresentação e 10 p/debate):
 14h00 às 14h15 – Abertura do evento
 14h15 às 14h50 – Programa Nacional de Melhoramento Genético do Gir Leiteiro – Dr. Aníbal Eugênio Vercesi Filho – APTA e Dr. Rui da Silva Verneque – ABCGil/EMBRAPA Gado de Leite/ABCZ;
 14h50 às 15h25 – Programa PMGZ/ABCZ – Carlos Henrique Cavallari Machado/Dra. Lenira El Faro – UNESP Jaboticabal/ABCZ;

15h25 às 15h40 - Coffe break

 15h40 – 16h15 - Programa de Melhoramento Genético para Leite da raça Gir do Estado de Goiás – Dr. Ivan Luz Ledic - GIRGOIÁS/ EMBRAPA Gado de Leite /ASSOGIR/ABCZ
 16h15 às 16h40 – Programa Nacional de Melhoramento Genético do Guzerá Leiteiro – Dra. Maria Gabriela Campolina Diniz Peixoto - ABCGil/EMBRAPA Gado de Leite/ABCZ e Dra. Vânia Maldini Penna - CBMG;
 16h40 às 17h15 – Holandês – Dr. Marcos Vinícius;
 17h15 às 17h50 – Programa de Melhoramento Genético da Raça Girolando (PMGG) – Dr. Marcos Vinícius Barbosa da Silva – EMBRAPA Gado de Leite, coordenador do PMGG.


Dia 28 de outubro (quinta-feira):

MANHÃ:
De 8h às 10h:
Apresentação das Centrais de IA – (25 min para cada uma): visão das centrais sobre benefícios/dificuldades da utilização dos programas existentes; repercussão e importância comercial dos sumários (aceitabilidade), sugestões sobre maneiras mais efetivas das centrais participarem dos programas.
 8h00 às 8h25 – ABS Pecplan
 8h25 às 8h50 – Alta Genetics
 8h50 às 8h15 – CRV Lagoa
 8h15 às 8h35 – Nova Índia
 8h35 às 10h – Espaço para discussão

10h às10h15 – Coffe break

De 10h15 às 12h15 – Controle leiteiro (metodologias)
 10h15 às 10h55 – Controle leiteiro de raças zebuínas (ABZC) – Carlos Henrique Cavallari Machado
 10h55 às 11h35 – Gestão operacional do PNMGL – André Rabelo Fernandes – ABCGil
 11h35 às 12h10 - Controle leiteiro da raça Girolando – Leandro Carvalho Paiva
12h15 às 14h – Intervalo para o almoço

TARDE:
De 14h às 18h:
Formação de 3 (três) grupos de trabalho e discussão (grupos heterogêneos formados por representantes dos vários segmentos) para a apresentação de propostas e definições para:
• Incremento do controle leiteiro oficial e sua supervisão;
• Ampliação da participação das Centrais de Inseminação;
• A gestão conjunta dos recursos humanos, físicos e financeiros que dão suporte aos programas de melhoramento animal (sustentabilidade dos programas);
• Definição de prioridades nos programas de melhoramento leiteiro;
• Elaboração de estratégias de divulgação dos programas de melhoramento e dos resultados das avaliações genéticas aos produtores.

16h às 16h15 - Coffe break

 16h15 às 17h15 – Apresentação das propostas e conclusões pelos grupos de trabalho;

 17h15 às 18h - Confecção da agenda de trabalho, com definição de ações a serem executadas e os responsáveis pelas mesmas.

Parceiros convidados:
Ministérios (MAPA/MCT/MDA)

Associações de criadores: ABCGil, GIRGOIÁS, ACGB/CBMG, ABCSindi, ABCRH, ACGJB, ASSOGIR, ABCZ, Girolando.

Centrais de Inseminação: ABS Pecplan, Alta Genetics, Lagoa da Serra, Nova Índia.
Emater/MG.
Empresas de Pesquisa: Epamig, Emparn, Emepa, Embrapa/Gado de Leite.

Universidades: UFMG, UFV, UFU, UFLA, UNESP.


Organização:
ABCZ
EMBRAPA – Gado de Leite
EPAMIG – Fazenda Getúlio Vargas
Pólo de Excelência em Genética Bovina/SECTES

Colaboração:
Hospital Veterinário de Uberaba – parceria FAZU e UNIUBE
Apoio:
SEBRAE/MG